Portal do sol
É o monumento
mais famoso de Tiahuanaco, uma gigantesca escultura talhada em um
único bloco, que mede 3 metros de altura, 5 de largura
e pesa mais de 10 toneladas. No topo do monumento a imagem do deus
"Viracocha"
é rodeada de 48 efígies, 32 faces humanas e 16 cabeças de condor.
Efígie: representação plástica de uma divindade ou pessoa; imagem.
Mistérios
Espalhados
nos arredores
de Tiahuanaco estão blocos de arenito com peso de 100 toneladas
que sustentam monolitos com mais de 60.
Superfícies lisas com
canaletas exatíssimas ligam-se à gigantescas pedras tendo entre
si grampos de cobre perfeitamente encaixados.
Em blocos de pedra de 10 toneladas, encontram-se furos de 2,5 metros
de comprimento, cuja finalidade é desconhecida.
|
Tiahuanaco
A cidade
de Tiahuanaco, Bolívia, hoje um sítio arqueológico, além de muitos
mistérios em torno de seus monumentos possui um panorama de outro
planeta. A região é árida e qualquer esforço físico é uma tortura
para quem não é dali, pois está a mais de 4.000 metros de altitude.
Uma das engenhosidades da região se estende por uma área de 4.000
metros quadrados. São elevações artificiais (pilares) cujo topo,
absolutamente planos, sugerem que ali existam edifícios soterrados.
Seus exímios arquitetos viveram entre os anos 1580 a.C. e 1200.
De acordo com arqueólogos bolivianos, o que hoje é visto no sítio
arqueológico de Tiahuanaco não representa nem 5% do que era essa
cidade no passado. São capítulos desconhecidos da história, mas
que ainda podem ser testemunhados ao caminhar, sem pressa, pelas
margens do Lago Titicaca.
Lenda
Uma lenda
é a única explicação para a origem do povo tiahuanaco. Ela
descreve uma espaçonave dourada, procedente das estrelas.
Nela teria vindo uma mulher, Orjana, com a missão de tornar-se a
mãe da Terra. Orjana tinha membranas entre os dedos, como nadadeiras
no lugar das mãos. Ela deu à luz 70 filhos e regressou em seguida
às estrelas. De fato existem rochas em Tiahuanaco com desenhos que
mostram seres de 4 dedos. Não há explicação plausível nem sobre
a origem, nem sobre o fim dessa cultura.
|