Editorial
Editores e Editor Associado
Editorial
01-editorial.pdf
Claudemir Rodrigues Dias Filho e Edilson Antedomenico
Química e Sociedade
perícia criminal, ciências naturais, interdisciplinaridade
Uma proposta para o ensino de ciências naturais por meio da perícia criminal, com a utilização de reportagens jornalísticas, filmes e seriados de TV, foi sugerida neste artigo, objetivando-se a interdisciplinaridade do ensino e a interação entre o conteúdo escolar e a vida discente. Para isso, foi abordado um teste presuntivo para a detecção de sangue (reagente de Kastle-Meyer), baseado na ideia de spot test criada por Fritz Feigl. Foram propostas também formas de abordagem para as disciplinas de Biologia e Física.
02-QS-6309.pdf
Fábio Delgado Pereira, Káthia M. Honório e Miriam Sannomiya
Química e Sociedade
nanotecnologia, ensino de química, ensinos fundamental e médio
Este artigo relata uma extensa pesquisa em recursos on-line, abordando temas ligados à nanociência e nanotecnologia com objetivo de fornecer ferramentas educacionais para professores do ensino fundamental e médio, bem como contribuir para a compreensão de conceitos químicos relacionados a muitos fenômenos de nosso cotidiano. Além disso, algumas atividades educativas sobre nanotecnologia são propostas com o objetivo principal de contribuir para a melhoria da prática docente e motivar a educação científica como uma forma de construção do conhecimento e da cidadania.
03-QS-6609.pdf
Fábio Merçon
Conceitos Científicos em Destaque
ácido graxo trans, gordura trans, isomeria cis-trans
Os principais componentes dos óleos e das gorduras são os triacilgliceróis, moléculas formadas a partir do glicerol e de ácidos graxos, que podem ser saturados ou insaturados. Apesar de termodinamicamente menos estáveis, os ácidos graxos cis ocorrem predominantemente na natureza, devido à estereoespecificidade das enzimas que atuam na biossíntese de lipídios. Durante o processo de hidrogenação parcial de óleos vegetais, ocorre a reação de isomerização com formação dos ácidos graxos trans (gordura trans). A ingestão excessiva de ácidos graxos trans acarreta malefícios à saúde, principalmente devido à alteração dos níveis de colesterol no organismo. Assim, não é recomendada a ingestão de alimentos contendo ácidos graxos trans. A abordagem desse tema em sala de aula possibilita a promoção de um ensino crítico, contextualizado e interdisciplinar.
04-CCD-9509.pdf
Ronaldo da Silva Rodrigues e Roberto Ribeiro da Silva
História da Química
especiarias, historia da ciência, história da alimentação
A história das especiarias e sua relação com as grandes navegações é um assunto que desperta a curiosidade e o interesse de professores e estudantes. Este artigo aborda um pouco dessa história, adicionando um ingrediente que pode tornar sua leitura um pouco mais saborosa: a importância que as especiarias desempenharam na alimentação de nossos antepassados.
05-HQ-5609.pdf
Ricardo Oliveira Silva
Relatos de Sala de Aula
estratégia de ensino, interdisciplinaridade, Ciência-Tecnologia-Sociedade
Desenvolvemos uma estratégia para estudar os conceitos de misturas e separação, utilizando um momento histórico importante para a economia e sociedade pernambucana: capitania de Pernambuco. Os alunos fermentaram e destilaram o caldo de cana para obter álcool e cachaça, analisaram as relações sociais e o papel da ciência nessas relações, construindo os conceitos desejados com as discussões em sala.
06-RSA-3209.pdf
Emílio R. Rua e Paulo Sérgio Alves de Souza
Relatos de Sala de Aula
educação ambiental, contextualização, interdisciplinaridade
Apresentamos neste trabalho o relato de um projeto interdisciplinar que envolveu as disciplinas Química e Estudos Regionais do curso Técnico em Administração de Empresas. A Baía de Guanabara foi o pano de fundo para que os alunos, a partir da realidade de um ecossistema ambientalmente degradado, discutissem as causas e possíveis soluções de curto, médio e longo prazos para o equacionamento do problema. Essa abordagem permitiu, por meio do diálogo entre conceitos das duas disciplinas, a difusão da educação ambiental entre os alunos, bem como o desenvolvimento de uma sensibilidade socioambiental, indispensável a um futuro Técnico em Administração de Empresas.
07-RSA-5909.pdf
Luiz Henrique Ferreira, Dácio Rodney Hartwig e Ricardo Castro de Oliveira
Pesquisa no Ensino de Química
ensino, atividade experimental, abordagem investigativa
Neste trabalho, apresentamos resultados obtidos a partir de uma atividade experimental de Química desenvolvida por meio da abordagem investigativa. Os alunos receberam um texto envolvendo uma contextualização e um problema que somente poderia ser resolvido experimentalmente, na completa ausência de qualquer roteiro previamente fornecido. A resolução deveria ser desenvolvida por meio do conteúdo conceitual e procedimental correspondentes, que foram explicados e discutidos antes do experimento. Os alunos trabalharam em pequenos grupos que deveriam propor um procedimento experimental para resolver o problema. Ao término do experimento, redigiram individualmente um relatório com os seguintes itens: título, objetivo, material, procedimento experimental, resultados e discussão e conclusão.
08-PE-5207.pdf
Renato Canzian e Flavio Antonio Maximiano
Pesquisa no Ensino de Química
equilíbrio químico, Princípio de Le Chatelier, livro didático
Neste trabalho, é apresentada uma análise sobre como os aspectos relacionados ao deslocamento de equilíbrios químicos são apresentados em livros didáticos do Ensino Médio do Brasil. Nesses casos, o Princípio de Le Chatelier apresenta um papel fundamental na predição qualitativa da evolução do sistema, e a análise de como esse princípio está formulado nos livros indicou que estes o apresentam com um caráter indutivo, vago, ambíguo, universal, sem fundamentação teórica e sem mostrar suas limitações, o que pode transmitir ao aluno a ideia de que se trata de um princípio infalível ou uma verdade absoluta.
09-PE-5708.pdf
Fábio Peres Gonçalves e Carolina dos Santos Fernandes
Pesquisa no Ensino de Química
formação de professores de Química, Prática de Ensino, narrativas
Analisamos narrativas de licenciandos em Química sobre a componente curricular Prática de Ensino de Química. Defende-se a narrativa escrita como um processo dialógico e que favorece apreensão de conhecimentos dos professores em formação inicial. As narrativas foram submetidas aos procedimentos da análise textual discursiva e os resultados destacam que parte dos futuros docentes valoriza uma dicotomia entre teoria e prática e, em consequência, a prática em sala de aula como um desenvolvimento de técnicas de ensino descontextualizadas. Os licenciandos, ao mesmo tempo, entendem que a componente curricular é permeada por trabalhos de natureza coletiva. A sala de aula da escola foi reconhecida como um dos espaços explorados pela Prática de Ensino de Química, porém não mencionam outros possíveis espaços igualmente importantes para o exercício docente.
10-PE-2309.pdf
Priscila Pereira Silva e Wendell Guerra
Elemento Químico
11-EQ-7109.pdf
O ensino de química em ambientes virtuais
Crônicas acadêmicas
Novas tendências pedagógicas: proposta alternativa no ensino de ciências
II Simpósio de Pesquisa em Ensino e História de Ciências da Terra e IV Simpósio Nacional O Ensino de Geologia no Brasil.
12-Resenha1.pdf
Os laboratórios de química no ensino médio: um olhar na perspectiva dos estudos culturais das ciências
13-Resenha2.pdf