Editorial
Paulo Cezar Vieira - Presidente da SBQ
Editorial
v20a00.pdf
Eduardo Fleury Mortimer
Espaço Aberto
Química Nova na Escola, história, editoria
Neste artigo apresentamos um pouco da história e um balanço de Química Nova na Escola com base nas informações com as quais lidamos no dia-a-dia da editoria: critérios utilizados na definição dos árbitros para cada artigo recebido; a relação entre trabalhos submetidos, aceitos e recusados; o perfil dos nossos autores; a distribuição dos artigos por sessão. A idéia é compartilhar com o público leitor a história da consolidação da nossa revista e apontar para tendências e problemas no seu crescimento, principalmente em relação à sua produção, mas sem deixar de levantar questões relativas à sua distribuição e ao uso pelos professores de Química.
v20a01.pdf
Wildson Luiz P. dos Santos, Gerson de Souza Mól, Roberto Ribeiro da Silva, Eliane Nilvana F. de Castro, Gentil de Souza Silva, Roseli T. Matsunaga, Sálvia Barbosa Farias, Sandra Maria de O. Santos e Siland Meiry França Dib
Química e Sociedade
temas sociais, contextualização, aspecto sociocientífico
Neste artigo, apresentamos um relato de experiências sobre o desenvolvimento de uma proposta de ensino temático em Química, por meio do livro didático Química e Sociedade, produzido e implementado em sala de aula pelo projeto PEQUIS - Projeto de Ensino de Química e Sociedade. A proposta articula o conteúdo de química à abordagem temática, propiciando a discussão de aspectos sociocientíficos, a compreensão de processos químicos no contexto social e o desenvolvimento de atitudes e valores relacionados à cidadania. A abordagem apresentada pode ser usada como referência na discussão de temas sociais vinculados à Química.
v20a02.pdf
Marilene Demasi e Etelvino J.H. Bechara
Atualidades em Química
Prêmio Nobel, ubiquitina, proteólise, bioquímica celular
O Prêmio Nobel de Química de 2004 foi outorgado a três pesquisadores que desvendaram como ocorre o processo de degradação celular de proteínas mediado por ubiquitina. Este artigo relata como os estudos desse processo avançaram, desde as descobertas iniciais no final da década de 70 até os dias de hoje.
v20a03.pdf
Patterson Patricio de Souza, Glaura Goulart Silva e Luis Otávio Fagundes Amaral
Conceitos Científicos em Destaque
transição vítrea, polímeros, ensino de química contextualizado
Plásticos e borrachas possuem fases amorfas em grande proporção. A temperatura de transição da fase amorfa rígida (sólido) para a fase amorfa com características de líquido é a temperatura de transição vítrea (Tg, de glass transition). Pretende-se desenvolver uma proposta de ensino da transição vítrea contextualizada na observação de materiais poliméricos. Para tal são selecionados exemplos onde variações da Tg podem ser interpretadas em termos de propriedades atômico-moleculares acessíveis ao aluno de Ensino Médio. É proposto um experimento para medida da Tg de componentes de um CD (compact disc).
v20a04.pdf
Ana Luiza Quadros
Relatos de Sala de Aula
eixos temáticos, ensino de Química, contextualização dos conhecimentos
A desconstrução/minimização do imaginário criado sobre a disciplina de Química do Ensino Médio tem sido um desafio durante toda minha atuação como professora de Química. Este trabalho trata da água em uma visão mais rural e, por isso, difere de muitas propostas que usam a água como tema gerador do conhecimento químico, principalmente daquelas provenientes de grandes centros urbanos. A água, tão presente na vida de cada um e cada uma de nós, pode ser usada para desenvolver praticamente todos os conceitos comumente abordados nas aulas de Química do Ensino Médio.
v20a05.pdf
Maria da Conceição Marinho Oki
História da Química
Filosofia da Ciência, ensino de Ciências, História da Química
Este artigo apresenta os principais conceitos introduzidos pelo importante filósofo da Ciência Thomas Kuhn. São apresentados dois episódios da História da Química analisados por Kuhn: a revolução química de Lavoisier e o novo sistema de filosofia química de Dalton.
v20a06.pdf
Carlos Alberto L. Filgueiras
História da Química
origem da Teoria Atômica, Dalton, bicentenário da Teoria Atômica
A teoria atômica de Dalton, um dos marcos da Química do século XIX, surgiu e foi publicada ao longo da primeira década daquele século. Ela deu uma forma operacional, capaz de ser usada em determinações experimentais, a uma das mais antigas inquietações humanas, que dizia respeito à constituição da matéria. Com Dalton cessa toda a especulação puramente abstrata que cercava o tema desde a Antigüidade clássica. Em seu lugar surge uma teoria que une conceitos teóricos à possibilidade de sua aplicação prática. Por isso o presente artigo faz uma breve resenha de aspectos das teorias filosóficas que precederam a elaboração daltoniana e procura mostrar o encadeamento que levou ao aparecimento da obra do químico inglês.
v20a07.pdf
Rildo J. Mendonça, Angela F. Campos e Zélia M. Soares Jófili
Pesquisa no Ensino de Química
livro didático, Química Orgânica, oxidação-redução
Considerando o livro didático como um recurso bastante utilizado como mediador no processo ensino-aprendizagem e a relevância do conceito de oxidação-redução para o entendimento de diversos fatos da Química, este artigo investigou como o conceito de oxidação-redução é abordado nos livros de Química Orgânica do Ensino Médio. Os resultados apontaram que a maioria dos livros-texto pesquisados se apresentaram de forma pouco adequada em relação aos parâmetros investigados, manifestando uma forte padronização de características que, em nossa ótica, são desfavoráveis ao ensino-apredizagem do conceito de oxidação-redução.
v20a08.pdf
Roseli P. Schnetzler
Pesquisa no Ensino de Química
pesquisa, ensino de Química, QNEsc
O presente artigo aborda a importância das contribuições de pesquisas sobre ensino de Química para a formação e atuação docente. Elas são articuladas como tendências de investigação da nova área de Didática das Ciências, enfatizando a relevância de sua divulgação junto a professores através dos artigos publicados nesta seção nos 10 anos de existência da Química Nova na Escola (QNEsc).
a11.pdf
Ana Luiza Petillo Nery e Carmem Fernandez
Experimentação no Ensino de Química
fluorescência, estrutura atômica, modelo de Bohr
O fenômeno da luminescência é visualmente atraente e desperta a curiosidade das pessoas de todas as idades. Trata-se da emissão de luz resultante de um processo de excitação eletrônica, que pode ocorrer na forma de fluorescência (onde a emissão de luz cessa quando a fonte de energia é desligada) ou como fosforescência (que pode durar horas mesmo depois de desligada a fonte de luz). Neste artigo propomos a utilização do fenômeno de fluorescência como estratégia de ensino para desenvolvimento do tema estrutura atômica; mais especificamente, do modelo atômico de Bohr. O fenômeno da fluorescência pode ser facilmente demonstrado através da utilização de materiais acessíveis como água tônica, espinafre ou hortelã, vitamina B2, sabões em pó e casca de ovo marrom.
v20a09.pdf
Sebastião F. Fonseca e Caroline C.S. Gonçalves
Experimentação no Ensino de Química
pigmentos naturais, cromatografia em coluna, açúcar comercial
Este artigo descreve um experimento que envolve a extração de pigmentos do espinafre, utilizando removedor de ceras doméstico, e a separação dos pigmentos em uma coluna de açúcar comercial de forma rápida e relativamente eficiente, usando materiais acessíveis. O experimento pode ser executado em uma aula de 50 minutos, embora exija um período adicional para a discussão adequada dos fenômenos envolvidos.
v20a10.pdf
José Carlos Marconato, Sandra Mara M. Franchetti e Roberto José Pedro
Experimentação no Ensino de Química
solução-tampão, capacidade tamponante, ensino alternativo
Neste experimento são utilizados vinagre branco e hidróxido de sódio comercial para preparar tampões com diferentes capacidades tamponantes. Extrato de repolho roxo (indicador ácido-base) é usado para verificação das propriedades desses tampões.
v20a11.pdf
Eduardo Motta Alves Peixoto
Elemento Químico
v20a12.pdf