QNEsc 13 - Maio/01



Recomendações da IUPAC para a nomenclatura de moléculas orgânicas

José Augusto R. Rodrigues
Atualidades em Química
nomeclatura IUPAC, química orgânica, ensino médio
As recomendações atuais da IUPAC para a nomenclatura de moléculas orgânicas são apresentadas em formato condensado. Elas estão redigidas para professores e alunos do ensino médio salientando, além das regras relevantes para este nível de ensino, equívocos e vícios comumente encontrados em livros didáticos disponíveis no mercado.
v13a05.pdf

O conceito de solução tampão

Antonio Rogério Fiorucci, Márlon Herbert Flora Barbosa Soares e Éder Tadeu Gomes Cavalheiro
Conceitos científicos em destaque
solução tampão, equilíbrio químico, capacidade tamponante
Atualmente, os livros didáticos de química do ensino médio têm apresentado o conceito de solução tampão inserido no contexto do equilíbrio químico. No entanto, o entendimento conceitual da capacidade tamponante não é alcançado plenamente, devido à ausência de uma associação com os conceitos de equilíbrio e do princípio de Le Chatelier. Este artigo apresenta o desenvolvimento histórico do conceito de solução tampão, uma breve contextualização e uma discussão em termos de equilíbrio químico.
v13a04.pdf

Alumínio

Eduardo Motta Alves Peixoto
Elemento Químico
13-aluminio.pdf

Propostas de experimentos de baixo custo centradas no aluno e na comunidade

Eduardo de Campos Valadares
Espaço aberto
experimentos de baixo custo, criatividade, comunidade
Neste artigo é apresentada uma proposta de inserção de experimentos de baixo custo no ensino de ciências centrado no aluno e na comunidade. São salientados o seu potencial de ampliar a motivação, o entusiasmo e o interesse pela ciência e suas aplicações práticas.
v13a08.pdf

Plásticos: molde você mesmo!

Adalberto Manoel da Silva, Ângelo de Fátima, Sérgio Souza Moreira Júnior e Per Christian Braathen
Experimentação no Ensino de Química
plásticos, polímeros, materiais alternativos
Os plásticos, fortemente presentes no dia-a-dia do homem moderno, constituem um tema de indiscutível importância, pois sem eles, sem dúvida, dificilmente desfrutaríamos do mesmo conforto que temos atualmente. Neste artigo conjuga-se a importância do tema plásticos com a possibilidade de se sintetizar um plástico à base da resina uréia-formol.
v13a10.pdf

Werner, Jorgensen e o papel da intuição na evolução do conhecimento químico

Robson Fernandes de Farias
História da Química
Werner, Jorgensen, intuição, conhecimento químico
Neste artigo, a controvérsia existente no final do século passado e começo do atual, sobre a natureza e estrutura dos compostos de coordenação tendo Alfred Werner e Sophus Mads Jørgensen como protagonistas, é utilizada como tema para promover uma discussão sobre o papel da intuição na construção do conhecimento químico, bem como sobre as influências que as posturas progressiva ou conservadora podem exercer sobre a evolução deste conhecimento. Isto é feito com base em dados relatados sobre a vida e a obra destes dois célebres químicos.
v13a06.pdf

Eletricidade e a Química

Maria da Conceição Marinho Oki
História da Química
energia, eletricidade, descoberta de novos elementos químico
Este artigo destaca a importância da energia elétrica no desenvolvimento das sociedades humanas e nas suas relações. De modo resumido, é apresentada a tragetória que levou à compreensão da eletricidade e à sua utilização na descoberta de novos elementos químicos, bem como a contribuição dos estudos do fenômeno elétrico para uma maior aproximação entre a química e a física.
v13a08.pdf

Outro marco zero para uma História da Ciência Latino-Americana

Attico Chassot
História da Química
ciência não ocidental, cultura no incaico, tecnologias pré-c
Neste artigo da seção História da Química, como parte mais ampla da história da ciência, procura-se resgatar omissões na história usual do mundo ocidental. Busca-se remover filtros que impedem leituras menos reducionistas e até mais audaciosas, apresentando um pouca da história da ciência de povos andinos, em especial os incas.
v13a07.pdf

Modelos de Ensino de Equilíbrio Químico - algumas considerações sobre o que tem sido apresentado em livros didáticos no Ensino Médio

Vânia S. O. Milagres e Rosária S. Justi
Pesquisa no Ensino de Química
modelos de ensino, equilíbrio químico, livros didáticos
Modelos de ensino são desenvolvidos freqüentemente com o objetivo de auxiliar os alunos na compreensão de idéias aceitas cientificamente. Considerando o papel que os mesmos podem desempenhar na aprendizagem de aspectos abstratos de química, torna-se importante que professores reflitam como elabora-los e/ou sobre como analisar aqueles já existentes. Neste artigo são analisados modelos de ensino sobre 'equilíbrio químico' apresentados por livros didáticos destinados ao ensino médio.
v13a09.pdf

A Química e a Conservação dos dentes

Roberto R. da Silva, Geraldo A. Luzes Ferreira, Joice de A. Baptista e Francisco Viana Diniz
Química e Sociedade
dentifrícios, higiene bucal, amálgama
Neste artigo são abordados alguns aspectos da química dos dentifrícios, destacando sua composição varia, bem como sua função na limpeza e prevenção das cáries dentárias. Também é feita uma pequena discussão sobre as restaurações acrílicas e com amálgamas.
v13a01.pdf

Camisinha na sala de aula: saúde, sexualidade e construção de conhecimento a partir de testes de qualidade

Regina Maria Herbert Ferreira, Rochele de Quadros Loguercio, Vander Edier Ebling Samrsla e José Claudio Del Pino
Relatos de sala de aula
ensino de ciências, sexualidade, doenças sexualmente transmi
O ensino escolar de química / ciências mostra-se usualmente centrado na reprodução de conteúdos livrescos e formais, sendo carente de aprendizados que contemplem o ponto de vista social. O presente artigo refere-se à abordagem de um tema diretamente ligado à vivência social dos adolescentes / alunos : o uso da camisinha. São propostas estratégias de ensino interessantes e adequadas para serem utilizadas em sala de aula, em especial na oitava série, no ensino de ciências.
v13a02.pdf

Explorando as bases matemáticas da volumetria: uma proposta didática

Elcio Oliveira da Silva
Relatos de sala de aula
volumetria, interdisciplinaridade, função matemática
Um dos desafios sistematicamente postos ao professores e às escolas é o de superar a excessiva fragmentação do conhecimento nos processos do ensino-aprendizagem e da formação escolar. Isso supõe superar a visão dominante de currículo, marcadamente pautada na especialização e no distanciamento dos campos disciplinares entre si. O presente artigo trata de uma possibilidade de articulação entre duas disciplinas - a matemática e a química - na abordagem de um tema integrante do currículo do ensino médio: a volumetria de neutralização ou a titulação ácido-básica.
v13a03.pdf

Editorial QNEsc 13

Corpo Editorial
Editorial
13-editorial.pdf

Alfabetização Científica: Questões e Desafios Para a Educação

Alice Casimiro Lopes - FE/UFRJ
Resenha
"Alfabetização Científica: Questões e Desafios Para a Educação", de Attico Chassot. Ijuí: Edituora Unijuí, 2000. 432p. ISBN 85-7429-145-5
v13a04.pdf

3º ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

Evento
v13a11.pdf

Urucu: Um Corante Natural

Ângelo C. Pinto - Divisão de Produtos Naturais da SBQ
Nota
v13a11.pdf

IUPAC

Nota
v13a05.pdf

Introdução a polímeros

Marco A. De Paoli - Instituto de Química - UNICAMP
Resenha
"Introdução a polímeros ", de E. B. Mano e L. C. Mendes 2ª ed. São Paulo : Editora Edgar Blücher, 1999 Marco A. De Paoli - Instituto de Química - UNICAMP
v13a06.pdf

Física mais que divertida. Inventos eletrizantes baseados em materiais reciclados e de baixo custo

Beatriz Alvarenga - UFMG
Resenha
"Física mais que divertida. Inventos eletrizantes baseados em materiais reciclados e de baixo custo", de Eduardo de Campo Valadares. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2000. 120p. ISBN 85-7041-247-9. Beatriz Alvarenga - UFMG
v13a01.pdf